quarta-feira, 25 de agosto de 2010

CUIDADOS QUE DEVEMOS TOMAR COM O TEMPO SECO

ALERTA


Estado de alerta
Sem previsão de chuvas, umidade do ar continua baixa até quinta-feira
Com índices inferiores a 20%, as cidades de São Paulo e Brasília devem permanecer em estado de alerta
Aretha Yarak
Os índices de umidade relativa do ar devem continuar baixos em algumas regiões do país até a próxima quinta-feira, alerta a Defesa Civil. De acordo com Armin Braun, chefe do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, as regiões mais críticas são Mato Grosso e norte do Mato Grosso do Sul. Em São Paulo (exceto litoral), Distrito Federal, Goiás, Tocantis e Rondônia as taxas de umidade se mantêm em 20%. Com a umidade ainda muito abaixo dos 60% recomendados, as cidade de São Paulo e Brasília devem manter o estado de alerta.

No último fim de semana, a capital paulista respirou um ar com apenas 17% de umidade relativa, levando centenas de crianças aos hospitais da cidade. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, no hospital infantil Cândido Fontoura, na zona leste da cidade, o número de atendimentos diários subiu de 280 para 416 neste domingo. Em Brasília, os 84 dias seguidos de seca reduziram a umidade do ar para 25%.

Em Curitiba, foi registrada nesta segunda-feira a tarde mais quente do inverno, com os termômetros marcando 28ºC. No Hospital Pequeno Príncipe, 408 crianças com problemas respiratórios foram atendidas, um aumento de 133% se comparado ao mesmo dia do ano passado. Nesta segunda-feira, outras 505 crianças deram entrada com crises de rinite alérgica, asma, falta de ar e desidratação.

Prevenção – Nessa época do ano, com o tempo seco e a temperatura variando entre baixa e amena, alguns cuidados são essenciais para manter o sistema respiratório saudável. “Nas vias respiratórias, as conseqüências são mais graves e podem atingir os pulmões”, alerta o rinolaringologista Olavo Mion, diretor da Academia Brasileira de Rinologia e professor da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com o médico, o ar seco e mais poluído do que o normal chega aos pulmões sem ser purificado pelo nariz. “Essa injeção de sujeira no organismo afeta os mecanismos de defesa. Os casos de gripes, resfriados e sinusites acabam aumentando.” E quem mais adoece são as crianças e os idosos. Por terem o sistema imunológico mais frágil e suscetível a doenças, eles acabam sendo a vítima perfeita para doenças oportunistas.

Para evitar os problemas respiratórios é preciso se manter hidratado. “Dois pontos importantes: beber um copo de água por hora e evitar atividades físicas ao ar livre” ensina Mion. Baldes de água e toalhas molhadas ao lado da cama não são eficientes em casos de crises. "O ideal é umidificar o nariz e os olhos com soro fisiológico sempre que necessário ou fazer inalações de quatro a seis vezes por dia", explica o médico

Chuvas - De acordo com a Somar Meteorologia, o tempo permanece seco, ensolarado e com tardes muito quentes em todo Brasil nos próximos dias. A única frente fria sobre a América do Sul nesta semana está bloqueada na altura do Rio Grande do Sul. Com isto, a massa de ar seco e quente que estava restrita às regiões Norte e Centro-Oeste se expandiu e alcançou estados que até pouco tempo atrás passavam por um intenso período de frio.

FONTE: http://www.veja.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário