segunda-feira, 9 de agosto de 2010

AIDS



A AIDS é a sigla em inglês da síndrome da imunodeficiência adquirida. É causada pelo HIV, vírus que ataca as células de defesa do nosso corpo. Com o sistema imunológico comprometido, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, um simples resfriado ou infecções mais graves como tuberculose e câncer. O próprio tratamento dessas doenças, chamadas oportunistas, fica prejudicado.
Mas, atenção! A AIDS é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV. Uma pessoa pode passar muitos anos com o vírus sem apresentar sintoma algum. A duração desse período depende da saúde e dos cuidados do soropositivo com o corpo e alimentação.
Quanta mais cedo a infecção for descoberta, melhor. Portanto, faça o teste sempre que se expor ao HIV.
Há alguns anos, receber o diagnóstico de AIDS era quase uma sentença de morte. Atualmente, porém, a AIDS pode ser considerada uma doença de perfil crônico. Isto significa que é uma doença que não tem cura, mas tem tratamento e uma pessoa infectada pelo HIV pode viver com o vírus por um longo período, sem apresentar nenhum sintoma ou sinal.
Isso tem sido possível graças aos avanços tecnológicos e às pesquisas, que propiciam o desenvolvimento de medicamentos cada vez mais eficazes. Deve-se, também, à experiência obtida ao longo dos anos por profissionais de saúde. Todos estes fatores possibilitam aos portadores do vírus ter uma sobrevida cada vez maior e de melhor qualidade.
Fonte: www.aids.gov.br



Como se pega a AIDS?
O vírus do HIV é transmitido pelo sangue e pelas secreções. Porém, é mais comum ser disseminado pelo ato sexual com um parceiro que esteja infectado. Ele penetra no organismo através do revestimento da vagina, da vulva, do pênis, do reto ou da boca durante o ato sexual. No homem, é transmitido pelo esperma e pelo líquido seminal presente antes da ejaculação. Na mulher, pela secreção vaginal e pelo sangue menstrual, além de ser transmitido também pelo leite materno. Nas relações sexuais (anal, vaginal ou oral); nas transfusões de sangue e seus derivados, quando o sangue estiver contaminado; no uso de agulhas e seringas; materiais de acomputura, tatuagem e outros objetos perfurantes e cortantes; da mãe para o filho durante a gravidez, parto e amamentação caso a mãe esteja contaminada. O HIV tem sido detectado na saliva de indivíduos infectados, embora não exista evidência de que o vírus possa ser transmitido pelo contato com a saliva.
FONTE: portal o carreteiro

Como se prevenir ?

• O uso consistente da camisinha é o meio mais seguro de se prevenir contra o HIV/aids e contra outras doenças sexualmente transmissíveis;
• Seringas e agulhas não devem ser compartilhadas;
• Toda gestante deve ser orientada a fazer o teste do vírus da aids (o HIV) e, em caso de resultado positivo, ser orientada sobre os seus direitos e os de sua criança, sobre a importância de receber os cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde, antes, durante e após o parto, para controlar a doença e prevenir a transmissão do HIV para o seu filho .
• Todo cidadão tem direito ao acesso gratuito aos anti-retrovirais. A boa adesão ao tratamento é condição indispensável para a prevenção e controle da doença, com efeitos positivos diretos na vida da pessoa com HIV/aids.

Fonte: www.aids.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário