A partir do dia 28 de julho deste ano passa a ser o dia mundial do combate às hepatites virais. A ocasião era celebrada anteriormente no dia 19 de maio.O vírus da hepatite atinge atualmente cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo, mas grande parte não sabe ainda que está infectada.
• Hepatite A
Doença aguda do fígado causada pelo vírus HAV. Dura de algumas semanas até alguns meses e não resulta em infecção crônica. A transmissão se dá por ingestão de material fecal, mesmo em quantidade microscópica, alimentos e bebidas infectadas, e do contato próximo com pessoa infectada. A vacina para hepatite A é recomendada a todas as crianças a partir de 1 ano de idade.
• Hepatite B
Causada pelo vírus HBV. Varia de gravidade, indo de doença moderada, que cura em algumas semanas (aguda), até doença séria de longo prazo (crônica), que pode resultar em câncer no fígado. A transmissão se dá por contato com sangue, sêmen e outros fluidos corporais infectados ao ter relações sexuais com pessoa infectada, compartilhamento de agulhas e drogas injetáveis, e de mãe para bebe recém-nascido. A vacina para é recomendada a todas as crianças, e adultos sob risco de contaminação pelo HBV.
• Hepatite C
Causada pelo vírus HCV. Algumas vezes resulta em doença aguda, porém geralmente é crônica e pode levar a cirrose e câncer no fígado. A transmissão se dá pelo contato com sangue de pessoa infectado, geralmente ao compartilhar agulhas e drogas infectáveis. Não existe vacina para a hepatite C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário